Racismo

Racismo hoje em dia deveria ser um assunto morto, porém no Brasil, o racismo é provocado pelo próprio governo, dividindo as etnias com o sistema de cotas para faculdade como exemplo.

Primeiramente, entende-se por cotas um modelo de política de ações afirmativas a fim de garantir menores desigualdades socioeconômicas e educacionais entre os membros pertencentes a uma sociedade, principalmente no que se refere ao ingresso em instituições de ensino superior públicas e empregos públicos.

Em suma, o objetivo das cotas é tentar corrigir o que é considerado como “injustiça histórica”, herdada do período escravista e que resultou em um menor acesso ao ensino superior e, consequentemente, a menores oportunidades no mercado de trabalho para negros e índios.

Porém, da mesma forma que se tenta corrigir um problema, você agride outro, porquê o sistema de cotas diz para a sociedade que as pessoas de pele negra são inferiores, que precisam de cotas porquê não conseguem passar sem elas; nesse sentido eu vejo que as cotas mais geram problemas do que solucionam, pra piorar no nosso país, se aplica uma prova do ENEM que não tem nada a ver com o que aprendemos na escola, sendo assim as notas da maioria costuma ser bem abaixo do esperado.

Enfim, só vamos corrigir o problema socioeconômico quando TODOS tiverem oportunidade iguais, pois da mesma forma que existem negros estudando em escolas públicas, também existem brancos. Então porquê as cotas?

Fica a reflexão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s